Mário Bertani lança o livro MARIA – Uma história real de enfrentamento à má política


O autor, Mário Bertani, revela os desafios da política brasileira

Data: 5 de dezembro, quinta-feira

Local: Bistrô Catedral

Horário: 17h30 às 21h

Endereço: Rua Duque de Caxias, 1187 - Centro Histórico, Porto Alegre

O agricultor e advogado Mário Bertani, eventualmente escritor, lançará sua nova obra, "Maria, uma história real de combate à má política", no dia 5 de dezembro, quinta-feira, das 17h às 21h, no Bistrô da Catedral, em Porto Alegre. O livro oferece uma análise crítica da realidade política do Brasil, abordando questões como a pobreza e a corrupção que afetam a vida da população, detalhando em números os reais motivos que levam à atual situação.

A narrativa gira em torno de Maria, uma faxineira em tratamento de câncer que nutre o sonho de proporcionar um futuro melhor às pessoas de seu bairro (o mais pobre da cidade). Dedica todo o esforço à sua filha, Daniela, uma estudante dedicada aos estudos de Filosofia, com objetivo de ensinar ética e moral, objetivando construir uma sociedade mais digna, principalmente na política.

A obra destaca também as dificuldades enfrentadas por cidadãos comuns “em meio à politicagem e à falta de ética na administração pública”, com ênfase especial na cidade de Espumoso, terra natal do autor.

Baseando-se em fatos verídicos, Mário Bertani relata a trajetória de Maria, incluindo sua candidatura à vereança de Espumoso: “a protagonista, com poucos recursos, se destacou por sua dignidade, ética e idealismo”. O autor também narra como Maria lutou por melhorias nas áreas de saúde, habitação e emprego, mesmo enfrentando desafios pessoais ao viajar 80 km para sessões de quimioterapia. Apesar de toda a sua dedicação e esforço, ela obteve apenas (0,27% dos votos), enquanto que o vereador adversário, de mesmo perfil, mas com suspeita de uso da máquina pública (dois processos investigativos) elegeu-se com 6,33% dos votos. 

Para finalizar cita o paradoxo do Rio Grande do Sul: “nos orgulhamos dos grandes políticos, mas, na soma nacional, a classe é a culpada pela injusta e dramática situação do povo brasileiro”.

Terezinha Tarcitano

Assessora de Imprensa

Comentários